Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, PR, Brazil
Rua Francisco de Paula Guimarães 700-Ahú Fone:30241010

Arquivo do blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Micose nas Unhas


Os fungos sobrevivem e se reproduzem em locais úmidos, quentes e com pouca claridade. Podemos adquiri-los de várias maneiras, principalmente se estivermos com nossa resistência baixa. Eles estão presentes em locais de uso público, como piscinas e saunas, nos calçados, meias, toalhas e roupas íntimas de quem as possui ou em materiais de uso comum (sem esterilização adequada ou não descartáveis).

Como podemos constatar se temos micose nas lâminas/pele ou não? Cabe ao Dermatologista encaminhar seu paciente ao Micologista, que poderá fazer um exame detalhado chamado “cultura de fungos” para classificar o(s) tipo(s) de fungo(s) que acomete(m) a lâmina ou a pele.

Convém lembrar de que existem 250 mil tipos de fungos em nosso planeta e que em uma lâmina podem conviver dois ou mais tipos, harmonicamente.

Convém lembrar de que existem 250 mil tipos de fungos em nosso planeta e que em uma lâmina podem conviver dois ou mais tipos, harmonicamente.

Podemos perceber claramente que existe um limite de atuação que deve ser respeitado e que para se obter um bom resultado quanto à cura da micose, é necessário que haja um tratamento multidisciplinar, ou seja, o cliente em conjunto com os profissionais: Podólogo/Dermatologista e Micologista.
Como podemos nos prevenir da micose?

Com atitudes simples, mas de grande valia como: tomar banhos diários, não utilizar toalhas, meias ou calçados de outras pessoas, enxugar bem entre os dedos, evitar meias de nylon e calçados de plástico ou sintéticos. Se for obrigado(a) a sempre usar calçados fechados, não esmalte as lâminas e tome sol nos pés em horário saudável.

Que atitudes tomar caso a micose for constatada?

O Dermatologista receitará ao paciente medicamentos por via oral e/ou tópica, de acordo com o resultado do exame feito pelo Micologista. É de suma importância que o cliente tome algumas medidas como, por exemplo: ter uma toalha separada para a região dos pés, enxugar bem entre os dedos e secar a região com secador em temperatura branda, não usar o mesmo calçado dias seguidos, escaldar as meias e calçados com produtos antifúngicos ou colocar meias e calçados no sol (por duas horas) diariamente, abolir meias de nylon e calçados de material plástico ou sintético, não esmaltar as lâminas, não colocar próteses ungueais (unhas postiças ou de resina acrílica) e consultar um podólogo para a higienização e limpeza do local afetado de maneira segura e consciente.

IMPORTANTE:
 O tratamento da micose deve ser feito com assiduidade e constância, pois é um tratamento demorado. Se for interrompido, o fungo se tornará resistente ao antifúngico, retardando, assim, a cura da patologia.
2- Higienização prévia11- Limpeza com Bisturi9- Broca para desbaste
3- Corte correto das lâminas6- Idem – região sobre a lâmina12- Lixamento final9- Broca para desbaste13- Higienização + Eletroterapia14- Finalização com hidratante

suely Nakandakari



Um comentário:

  1. MICOSE NAS UNHAS
    Li o artigo acima citado com muita atenção e gostei muito.
    Escrito de uma maneira simples no sentido de pessoas leigas no assunto entenderem com extrema facilidade, mas sem perder de vista todo o aspecto técnico.
    O autor conseguiu cobrir todos os aspectos sobre micose nas unhas de uma maneira muito didática, não deixando de citar absolutamente nenhuma informação importante ao público.

    Elias Karam Junior
    Professor de Genética da UFPR

    ResponderExcluir